Realizando o segundo módulo do Curso de Especialização em TIC-EDU, de março a julho deste ano, fiz uma descoberta maravilhosa: a existência dos Objetos Virtuais de Aprendizagem, que são recursos pedagógicos digitais lúdicos e dinâmicos (MEC, 2006), distribuídos pela Internet, que todos podem acessar e usar simultaneamente (Flôres; Tarouco, 2008), disponibilizados em diferentes repositórios, como o Banco Internacional de Objetos Educacionais, a Rede Internacional Virtual de Educação e o Portal do Professor, vinculados ao Ministério de Educação e Cultura, e, ainda, o Laboratório Didático Virtual e o Centro de previsão de tempo e Estudos Climáticos, dos quais não tinha a mínima ideia da existência.
Nos repositórios citados acima encontrei poucos Objetos aplicáveis à alfabetização que se apresentassem em língua portuguesa. Então pesquisei e descobri sites que trazem uma grande quantidade desses objetos, no formato de jogos educativos relacionados com os conteúdos escolares. Alguns deles estão relacionados abaixo:
Sugiro, professores(as) que acessem e explorem os OVAs, pois são fascinantes. Uma excelente forma de incluir as tecnologias digitais como ferramentas auxiliares em nossa prática docente.