quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Grande descoberta

          Realizando o segundo módulo do Curso de Especialização em TIC-EDU, de março a julho deste ano, fiz uma descoberta maravilhosa: a existência dos Objetos Virtuais de Aprendizagem, que são recursos pedagógicos digitais lúdicos e dinâmicos (MEC, 2006), distribuídos pela Internet, que todos podem acessar e usar simultaneamente (Flôres; Tarouco, 2008), disponibilizados em diferentes repositórios, como o Banco Internacional de Objetos Educacionais, a Rede Internacional Virtual de Educação e o Portal do Professor, vinculados ao Ministério de Educação e Cultura, e, ainda, o Laboratório Didático Virtual e o Centro de previsão de tempo e Estudos Climáticos, dos quais não tinha a mínima ideia da existência.
          Nos repositórios citados acima encontrei poucos Objetos aplicáveis à alfabetização que se apresentassem em língua portuguesa. Então pesquisei e descobri sites que trazem uma grande quantidade desses objetos, no formato de jogos educativos relacionados com os conteúdos escolares. Alguns deles estão relacionados abaixo:


·       Discovery Kids Brasil
·        Smartkids
·        Recreio Online  
·       Site oficial do Seninha.
·       www.guri.com
·        www.playkidsgames.com
·       www.123bee.com
·       www.smartclass.com.br
·       www.joguemais.com.br
         Sugiro, professores(as) que acessem e explorem os OVAs, pois são fascinantes. Uma excelente forma de incluir as tecnologias digitais como ferramentas auxiliares em nossa prática docente.

domingo, 10 de abril de 2011

É preciso rever conceitos

Apesar de já termos passado da primeira década do século XXI, ainda vemos nas escolas um forte resquício do ensino tradicional, em que giz e quadro “negro” são os principais recursos utilizados. Assim como ainda há resistência ao uso da tecnologia digital como ferramenta para auxiliar no trabalho docente. Mas faz-se necessário rever alguns conceitos, observar as exigências que o modo de vida contemporâneo nos faz e perceber que as tecnologias digitais fazem parte do cotidiano das pessoas e não podem ficar fora da sala de aula.

Para promover-se a tão esperada educação de qualidade, é preciso que o professor esteja disposto a mudar e incluir em sua prática pedagógica novas formas de abordagem, como por exemplo o trabalho com projetos de aprendizagem, que contribuem para que o estudante desenvolva sua autonomia, ao buscar respostas para questionamentos sobre temas do seu interesse, podendo, então fazer uso dos blogs, para publicar textos com os resultados de suas pesquisas, tornando-se, assim, autor de trabalhos que serão lidos e possivelmente comentados por pessoas dos mais diversos lugares, interagindo e fazendo parte de uma imensa rede de informações interessantes.